Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Colina de Santana: A política de destruição promovida por PS,PSD e CDS

A colina de Santana, também conhecida por "Colina da Saúde", onde estão localizados 4 hospitais (o de S. José, o de Santa Marta, o dos Capuchos e o extinto Miguel Bombarda) tem em discussão o seu futuro. Para este local está previsto um megaprojecto imobiliário, em que, todos estes hospitais (e a sua mais-valia para a saúde) irão desaparecer e dar lugar a um megaprojecto imobiliário que já foi entregue à ESTAMO. Empresa essa que já em 2009 tinha sido acusada de mascarar as contas públicas. Este negócio vem na mesma senda, pois os terrenos foram vendidos à ESTAMO (empresa pública) pelo governo de José Sócrates, com esse mesmo objectivo.
Mas as responsabilidades do PS não ficam por aqui, pois o Plano Director Municipal(PDM) foi alterado, desclassificando a área (era uma área de localização de equipamentos) e deste modo permitindo a construção naquela área e a destruição dos hospitais e área histórica da cidade de Lisboa. É de recordar as declarações acerca da actualização do PDM por parte do presidente da Câmara de Lisboa (na altura e actualmente) António Costa onde ele diz que "Trata-se de uma deliberação de uma importância extraordinária. Devia ter sido aprovado em 2004. Estamos a fazê-lo com oito anos de atraso". Portanto, por estas declarações vemos que é um plano arquitectado à muito tempo e que passou por diversas gestões camarárias, sejam elas PSD (Santana Lopes/Carmona Rodrigues) ou PS (António Costa). Mais, este projecto prevê o fim destes 4 hospitais e a substituição por um em Marvila (na melhor das hipóteses em 2017, se não houver atrasos) pelo que, os Lisboetas e o País ficariam sem 3 hospitais por um tempo indeterminado e que seria substituído por apenas 1 que nem será um grande hospital, mas apenas de dimensão média e localizado na periferia da cidade de Lisboa. Este é mais um ataque à saúde pública e mais um capítulo da austeridade que tem sido imposta por PS-PSD-CDS, desta vez sobre disfarce da "modernização" do centro de Lisboa.

1 comentário:

  1. E se quem quiser estar a par do que se vai passando quanto à Colina de Santana, deixar uma opinião, e ou, participar activamente nos debates abertos ao público promovidos pela AML sobre este assunto, (próximo dia 28 de Janeiro) aqui fica o novo site da AML, o Debater Lisboa, inteiramente dedicado aos debates temáticos organizados neste mandato 2013-2017, presidido por Helena Roseta, sempre realizados na Assembleia Municipal - Casa da Cidadia. Fica o convite para espreitar http://debaterlisboa.am-lisboa.pt/000000/1/index.htm

    ResponderEliminar