Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SOMOS NÓS, SOMOS NÓS, A ESTIVA NA EUROPA SOMOS NÓS!

Hoje houve uma manifestação Internacional de Estivadores em Lisboa, que contou com a presença de companheiros de Chipre, Dinamarca, Espanha, França, Bélgica e Suécia.
Foi uma manif sempre animada com muitas palavras de ordem originais e sessões de ruidosa pirotecnia. Os movimentos sociais Plataforma 15 de Outubro e MSE prestaram o seu apoio com a sua presença e as suas faixas.
A Manif foi 100% pacífica.
A polícia esteve discreta.
Esta manif veio provar coisas muito importantes:
- É possível os vários sectores unirem-se enquanto trabalhadores, ou seja, estivadores ou outros e movimentos sociais, igualmente compostos por trabalhadores. E é possível fazê-lo a nível internacional, como ficou claro.
- Os estivadores, que tantos tentaram conotar com a violência (os avisos do dia anterior aos comerciantes de São Bento por exemplo...) deram uma grande lição de civismo e organização, que merece os mais rasgados elogios.
- Os movimentos estiveram presentes e não houve nem provocações, nem desacatos, nem violência.
- Houve microfone para dar voz a quem quis falar em vez de um discurso monocórdico.
Nunca foi tão fundamental falar em luta de trabalhadores dado os ataques mortais levados a cabo por este governo aos direitos fundamentais dos trabalhadores.
O mesmo se pode dizer dos direitos dos cidadãos enquanto tal.
E esta luta pode e deve ser coordenada entre países.
"Não nos calaremos" é, talvez, a mais animadora das mensagens que fica para todos nós. As sucessivas tentativas de intimidação da parte do poder sairão frustradas.
"O povo unido jamais será vencido" e de facto a solidariedade ficou patente hoje entre colegas da estiva portugueses e estrangeiros e dá um alento especial.
Força estivadores!!

Sem comentários:

Enviar um comentário