Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lisboa Vandalizada

O incêndio no Chiado foi o culminar do consulado do pior presidente de câmara da história de Lisboa. E tendo em conta as aventesmas destruidoras que temos tido desde então, não digo isto de animo leve. Krus abecassis foi o responsável político pela destruição do edificado de finais de XIX e início do século XX (alguns prémios Valmor) do qual ja pouco resta hoje em dia na Avenida da República que até então se contava entre com mais belas avenidas da Europa. Entre essas jóias, desapareceu a casa de uma geração inteira de cinéfilos que era o grandioso Monumental. A grande tragédia urbanística Lisboeta que hoje atinge o seu nadir teve ínicio no mandato deste homem que deu rédea solta para iniciar a destruição do património edificado de Lisboa e a sua substituição por massas de betão. Foi no seu consulado que se ergueram o centro comercial das amoreiras que ainda hoje é uma pústula em qualquer vista de Lisboa,a disparatada reconfiguração do Martim Moniz, o esventramento do largo do Rato, o fecho de várias linhas eléctricas de que ainda hoje podemos ver os fantasmagóricos carris abandonados pela cidade. Este era o homem que presidindo a uma cidade conhecida pela sua luz, pretendia ensombrar-nos com construção em altura. Foi com este homem que se instauro a prática do fachadismo, a destruição do interior de edíficios de valor estético e/ou histórico deixando
apenas a fachada de pé. Os crimes urbanísticos perpetravam-se mesmo após o 25 de Abril e à destruição relativamente rápida, brutal e politicamente motivada da Alta de Coimbra segue-se em tempo de "democracia" a agonia de uma capital entregue à especulação imobiliária e à corrupção das edilidades dos três partidos responsáveis pela actual hora de desespero nacional.
Mas podemos culpar Krus Abecassis do incêndio do Chiado? O amor deste homem pelo betão era tal que decidira então juncar a Rua do Carmo de volumosos canteiros de betão tornando impossível a circulação dos carros de bombeiro... Corrupção e imbecilidade. Assim se destrói uma cidade, assim se destrói uma nação.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário